quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mensagem de fim de ano...



Esta é uma mensagem natalina não muito convencional, eu diria.


Envolto naquela aura que a canção global da época sempre traz aos nossos ouvidos: "Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou", e sempre, todos os anos, eu vejo a mesma história se repetir. E é incrível, mas, eu mesmo pude constatar isso em mim, e não gostei muito da primeira impressão que tive. "O natal é a época da hipocrisia generalizada"? Época na qual, uma vez ao ano o coração dos homens "amolece"?
Pra ser sincero, uma parte do natal eu comemoro como todo brasileiro (ou os 99,99%) faz: Muita bebida e muita comida, muito abraço e muito pres...opa, peraí, presente não. Pelo menos não na grande maioria das vezes. E isso tem um por que. Detesto a feira que é feita nos finais de ano em cima da data mais importante do calendário cristão (sim, eu sou um cristão - não sou dos mais praticantes, mas, acredito em Cristo), fazem um festival de compras, e a maldita mídia, que o diabo um dia a tenha, é grande colaboradora junto com esse sistema capitalista em que vivemos (juro, não vou entrar nesse mérito). Numa época em que deveríamos pelo menos tentar refletir, já que aparentemente nunca conseguimos entender e assimilar os ensinamentos do Filho de Deus, tudo que conseguimos fazer é comprar, comprar e comprar, e num gesto automático entregar pacotes a outras pessoas dizendo: "Feliz Natal". Então, começamos a comer e a beber. E depois, voltamos às nossas vidas vazias, crentes de que aquela "comunhão" nos aproximou um pouco mais de Deus. E, essa afirmação pode-se aplicar também aos lindos ovos de páscoa. Com todo aquele simbolismo de coelhinho e etc. Sinceramente, me pergunto se Deus realmente fica feliz com tudo isso. Imagino que ele fique lá do alto olhando pra nós, uns com a mesa farta, com aqueles presentes luxuosos e FÚTEIS, enquanto que na casa da "rua de baixo", nossos "irmãos em cristo", vêem a Ceia da novela das oito, num TV velha, com as barrigas vazias, quando muito, aquecidas por alguma coisa improvisada para a ocasião, seus filhos com aqueles olhinhos brilhando, como dois faróis na noite, sonhando com aquele presente de última hora, porque ensinaram que na noite de natal "o bom velhinho trará o presente pra quem se comportou bem durante o ano", tendo sua infância frustrada pela mau-aventurança de seus pais, que nasceram, cresceram e certamente morrerão pobres, pobres de marré desci. Neste natal, nossa família planeja um grande encontro, que chega a ser inédito até. Planejamos uma festa com bastante comida, bebida e música. Mas, lá no fundo do coração de cada uma dessas pessoas que estarão lá, incluindo muitos amigos, será mesmo que o "espírito natalino" estará presente?
E no seu natal, como será?
Vai pedir a Deus por todas pessoas?
Quando digo "todas", quero dizer as quase 8 bilhões ou mais de pessoas que existem no mundo. Vão se lembrar dos famintos?
Dos desabrigados?
Dos que não tem ninguém?
Ou vão deixar isso pra os pedidos de ano novo, vestidos nas suas "implacáveis e inabaláveis" vestes brancas?!!!


Desejo que o seu natal seja tão feliz e duradouro quanto tem sido até aqui. Desejo também que por um segundo, apenas por um segundo, lembre-se: O significado maior do Natal é a esperança de uma nova vida, de uma salvação.


"Então, é natal
E o que você fez?
O ano termina,
E nasce outra vez".

Nenhum comentário: